Mitos e verdades

Sabe aquelas "leis" sobre dieta e alimentação que a gente pensar? Pois é. Submetemos as mais comuns a um endocrinologista uma nutricionista, e veja que surpresa!
Beatriz Portugal / Consultores: Freddy Goldberg Eliaschewitz e Maria Cristina R. Morales

Pão francês engorda mais que pão integral
Mito – Depende da quantidade. Na verdade não é por ser integral que o pão engorda menos ou é bom para emagrecer. O pão integral é mais saudável porque tem mais fibras e nutrientes. A diferença básica é que o pão integral é feito com casca de cereal, que tem uma certa quantidade de vitamina B, que era extremamente importante quando as fontes de vitaminas eram escassas. Hoje, com a abundância de legumes frescos e vitaminas ninguém vai ter deficiência de vitamina B se não comer pão integral. A quantidade de calorias representada pela casca é praticamente zero: não há diferença entre o pão normal e o integral. (AMEI SABER DISSO!)


Abacaxi queima gordura
Mito – Nenhum alimento queima caloria, o que queima é fazer exercício. (ESSA NEM SABIA)


O que é diet não engorda
Mito – Alimento diet é aquele que algum nutriente não está presente, por exemplo, não contém açúcar. Se a retirada do açúcar não for compensada com outra substância, terá menos calorias. Porém, se você comer uma quantidade muito maior da versão diet do que você comeria do produto normal, vai dar na mesma. Portanto, chocolate diet engorda, sim, tanto quanto o chocolate normal, porque eles têm praticamente a mesma quantidade de calorias.


Suco de fruta não engorda
Mito – A única coisa que não engorda é água. A fruta tem uma quantidade natural de açúcar que é transferida para o suco. Se você diluir o suco ou usar uma quantidade menor para fazer o suco do que o pedaço de fruta que você comeria, vai ter menos açúcar. O suco que engorda menos é o de limão e o que mais engorda é o de laranja. Suco de laranja engorda tanto quanto um refrigerante (100 ml de suco de laranja não adoçado e 100 ml de refrigerante têm 40 calorias). Apesar dos dois 'engordarem' igual, o suco é mais saudável porque o refrigerante, além de ser composto praticamente de açúcar, tem muitos corantes, conservantes, aromatizantes e outros aditivos que não devem ser consumidos em excesso. (ISSO JÁ SABIA)


Beber bastante água emagrece. De 2 a 3 litros de água por dia ajuda a prevenir celulite
Mito – Para emagrecer você precisaria beber MUITA água, e gelada. Você bebe a água gelada e faz xixi quente: essa mudança de temperatura consome energia, portanto queima calorias... Mas pouca: 1 miléssimo de caloria por grama, 1 caloria por litro. É preciso beber muito para funcionar. Água melhora a circulação, mas celulite é uma disposição genética de causa não totalmente conhecida, e que alguns fatores podem ajudar a ter menos. A hidratação da pele, por exemplo, é um fator. Nesse sentido, beber água pode ajudar, mas quem tiver tendência genética pode ter celulite, bebendo água ou não. O exercício ajuda a prevenir mais do que a água.

1 g de carboidrato = 4 calorias

1 g de proteína = 4 calorias

1 g de álcool = 7 calorias

Bebidas alcoólicas engordam
Verdade – São 7 calorias por grama de álcool. Bebidas alcoólicas são fontes de energia (isto é, caloria), e você não tem como armazenar álcool. Se você come carboidrato pode armazenar um pouco na forma de glicogênio no músculo. Se você come proteína pode armazenar um pouco na forma de proteína muscular, se você come gordura, armazena gordura, mas se você ingere álcool, não. Por exemplo, se você tomar 1 litro de álcool (7.000 calorias), como você não tem onde armazenar álcool no corpo, essas calorias se transformarão em uma reserva de gordura, sempre. Isso explica o fato de um copo de chope provocar mais barriga do que um copo de suco de laranja, que tem praticamente o mesmo número de calorias. Quanto maior o teor alcoólico da bebida, mais calorias ela terá. E não devemos esquecer que o álcool, além de se transformar em gordura, vicia. (QUE PENA...RSRSR... MINHA CERVEJINHA, MAS LI QUE ESSA TEORIA ESTÁ COM DIAS CONTADOS...RS)


Uma dieta que elimina totalmente o carboidrato emagrece
Verdade – Emagrece rápido, mas por um prazo muito curto. Toda dieta que elimina totalmente um elemento, seja proteína, gordura ou carboidrato, induz ao emagrecimento rápido. Para quem precisa perder 1 ou 2 quilos num prazo curto, funciona. Mas como tratamento para emagrecer não é aconselhável, porque dietas desequilibradas sempre têm conseqüências metabólicas. Primeiro, porque não induz a uma perda de peso sustentável. Segundo, porque se você fizer por muito tempo vai acabar enfraquecendo por falta de algum nutriente. Esse emagrecimento inicial rápido é resultado de desequilíbrio metabólico. A longo prazo esse tipo de dieta não funciona, e não é recomendado manter o metabolismo em desequlíbrio, comprometendo a saúde.


Carboidrato à noite engorda
Mito – Engordar depende da quantidade de calorias ingeridas, do gasto de energia e não do relógio. O que importa, do ponto de vista do tipo de alimento, é o total de calorias ingeridas, pouco importa se antes de dormir, de tarde, de dia. A diferença é a eficiência para gastar essa energia que chega ao corpo.


Frango é sempre melhor para quem está de regime
Mito – A carne de frango é indicada para quem está de dieta para emagrecer se for, por exemplo, peito de frango preparado sem muito óleo e sem pele. Assim, terá pouca gordura e, conseqüentemente, menos calorias. O peixe tem carne ótima, magra. Filé mignon também é uma carne magra, e seria equivalente ao frango sem pele, do ponto de vista calórico. Frango à passarinho engorda mais do que filé mignon grelhado e, de todos, o melhor é o peixe, se não for frito.


Freddy Goldberg Eliaschewitz é chefe do departamento de endocrinologia do Hospital Heliópolis (SP) e coordenador médico do Núcleo de Terapia Celular e Molecular do Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo). Maria Cristina Ribeiro Morales é nutricionista da clínica do Dr. Freddy.



lI ESSA REPORTAGEM NO SITE DA GLOBO.COM E ACHEI INTERESSANTE, ESPERO QUE GOSTEM!

AMANHÃ JÁ É SEXTA!!!! AI QUE BOM!!!

BEIJOS, AMIGAS

6 comments

Unknown | 17 de fevereiro de 2011 às 19:14

Adorei.... a gente sempre fica na dúvida se é verdade ou mentira ne...
bjs

Bina | 17 de fevereiro de 2011 às 21:07

Amo esses posts de mitos x verdades, tanta coisa que escutamos que se não filtrar ficamos doidas!
Bjus

Relatos de uma Dieta... | 17 de fevereiro de 2011 às 21:43

oii! parabéns pelo peso eliminado!!! peso perdido é peso comemorado! ahahaha
bjos

Eu quero! Eu posso! E eu vou conseguir! | 17 de fevereiro de 2011 às 23:12

Adoreeeei saber do pão integrall..
kkkkkk
Tenho um amigo e sempre diz q eu tenho q comer é pao integral..rsrrs
E vamos continuando na nossa batalha diaria ne..
Bjuss

mikaella | 17 de fevereiro de 2011 às 23:22

oi amiga!
eu adorei o post informativo,ajuda sempre ...e rumo ao fds light!!
beijoss

Unidas contra a balança! | 18 de fevereiro de 2011 às 12:34

Bia...adoreii isso
Vou motar mais agua gelada agora...hehehe
Bjusss...bom findi